14 de novembro de 2008

Construção da Identidade Visual de uma Revista


O poder da criação


Nesse mês de novembro entre os dias 11 e 14 ocorreram diversas palestras da Semana da Comunicação na Uninove e teve participações de diversos profissionais do ramo como o Ivan Zumalde, diretor de arte da revista sexy que palestrou sobre a “Construção da Identidade Visual de uma Revista” mostrando a parte gráfica desde o seu início da criação da capa, logo, textos e fotos até o fechamento da revista para ir direto as bancas.
A palestra focava na linguagem verbal e visual da capa da revista e os seus artifícios de informações e também a parte de publicidade de modo a interpretar os fatos e anunciar a revista a um determinado público consumidor, conhecido como o “público alvo” da editoria para seduzir os leitores. Zumalde fala que o profissional dessa área precisa ter domínio e experiência pra dominar diversas técnicas e recursos na criação da imagem visual para criar vários efeitos.
O objetivo na construção visual dessas revistas, (em especifico a Revista Sexy) é o enunciado das capas que deve apresentar ao consumidor um grande impacto nos recursos visuais utilizados, antes de saber o conteúdo de informações contidas na revista. Também contrapondo a elaboração estética interna de cores, arranjos, imagens, diagramação, escolha de textos e estruturação com caráter informativo e conotativo para persuadir o consumidor final.
A concorrência é muito grande nas bancas de jornal, pois são tantos modelos que os clientes ficam perdidos sem saber para qual olhar dentre milhares que existe da mesma natureza para escolher a vontade, por isso é preciso destaque especial no tratamento da linguagem visual para atrair o público com sua ideologia e que eles possam a reconhecer no primeiro olhar a sua revista de preferência.
Zumalde afirma que para uma excelente criação de revistas a ser produzida é preciso interação entre a informação escrita e a visual e que o leitor identifique imediatamente a identidade visual de seu interesse.

Um comentário:

Felipe disse...

Muito legal em bb essa matéria sobre a palestra com o Diretor de Arte da Sexy... Parabéns... Muito interessante, pois ele tem razão são tantas revistas, jornais e outras coisas nas bancas que vc tem que usar diversos artificios para que vc chame a atenção do cliente para o seu produto.