29 de janeiro de 2010

Novo sistema do Enem (SiSU)

Saíram nesta quarta-feira (27) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a partir de sexta-feira (29) os 2,6 milhões de estudantes poderão escolher o curso desejado disponível nas 51 instituições que estão participando do SiSU, Sistema Unificado de Seleção, no total de 47, 913 mil vagas em bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia, disponíveis pelo site http://sisu.mec.gov.br/.

Esse novo sistema será composto por três etapas para as vagas oferecidas pelas universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia dentro do programa SiSU, sendo a primeira realizada do dia 29 de janeiro a 3 de fevereiro, a segunda seleção se reabre em 15 de fevereiro e a terceira está prevista para os dias 1º e 3 de março.

As inscrições serão processadas no final de cada etapa e haverá uma nota de corte, o sistema selecionara automaticamente os candidatos melhor classificados de acordo com cada curso e suas respectivas notas e vagas disponíveis, o candidato poderá escolher apenas um curso em cada etapa.

As notas vão de acordo com a instituição escolhida, cada curso poderá variar a importância da nota em cada matéria. Por exemplo, um curso de medicina terá importância à nota de matemática mais do que a nota de português.

Essas notas são calculadas através de um sistema de computador chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI), a pontuação varia de acordo com cada questão, somam às notas através de competências e de graus de dificuldades diferentes, as mais complexas valem mais.

As inscrições para instituições privadas serão feitas através do Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas para ensino superior a estudantes de baixa renda considerando a nota obtida pelo Enem.

Ainda não foram divulgadas as novas regras para esse ano, o governo prevê a divulgação dessa portaria na próxima segunda-feira (1º), o ProUni vai oferecer 160 mil bolsas no primeiro semestre. Os candidatos deverão acompanhar o os prazos de inscrição e de matrícula através do site do ministério (www.mec.gov.br).

Os candidatos estão com muitas dúvidas em relação ao novo sistema, o SiSU disponibiliza o Fala Brasil 0800 616161 para esclarecimentos e informações sobre o Sistema de Seleção Unificada e também pelo e-mail contatosisu@mec.gov.br.

Veja abixo o cronograma:


Nenhum comentário: