20 de novembro de 2008

BICICLETA: Saíndo do Convencional


Em todos os lugares, cresce muito o número de ciclistas, mas eles não têm fácil acesso às intermediações desejadas, mesmo porque não é visto como um sistema de transporte.
Pode não parecer, mas há uma grande massa de ciclistas no cotidiano, o que torna cada vez mais difícil as condições desses usuários. Devido à falta de segurança, há roubos, dificuldade de estacionamento, má qualidade na fabricação das bicicletas e o perigo que atualmente o trânsito representa.
Foi implantada A Campanha “Ciclista Cidadão” pela Secretária de Transportes que tem como objetivo o deslocamento urbano voltado ao esporte, lazer e vida social. Como a demanda vem crescendo, o Governo Federal vai financiar projetos de deslocamento de bicicletas em pequena distancia.
Os ciclistas dividem as vias com os automóveis e torna um risco maior de acidentes, por isso tem que haver projetos de infra-estrutura, construção de ciclovias, faixas exclusivas, estacionamentos e locais específicos para as bicicletas e, principalmente, faixa adequada para os pedestres.O cidadão tem, por direito, a opção de escolher o seu meio de transporte no dia-a-dia, para trabalhar, estudar e passear. Se for levado com seriedade, torna-se um novo equilíbrio no sistema de transportes gerando a inclusão social e beneficiando muitos.

Nenhum comentário: