20 de novembro de 2008

A Sangue Frio



O livro “A Sangue Frio” é uma obra que inicia um gênero denominado romance não-ficção e técnicas ficcionais ao jornalismo, que relata um brutal assassinato de uma família do interior de Kansas, nos Estados Unidos, da idéia inicial até a condenação dos assassinos, onde a vida de uma típica comunidade americana e seus membros, a um só tempo chocado, desconfiado e agarrado a seus firmes valores e convicções – o bem. De um lado, a vida e os atos errantes, contraditórios, sofridos e perpetradores de sofrimento, dos dois responsáveis pela trajetória de Holcomb, Perry Smith e Richard Hickock (o mal), sendo os dois em seis anos depois enforcados pelo estado do Kansas, em função dos crimes brutais à família Clutter.
Para isso, durante um ano e meio Capote o autor da obra praticamente se tornou um habitante de Holcomb, entrevistou pessoas, recolheu material de pesquisas, sem contar que segundo a lenda, ele nunca fez anotações.
A repercussão desse livro foi tão grande que a soma de vários fatores positivos resulta em um filme elegante e sóbrio, e assim que Capote de forma magistral nos submerge delicadamente nesta realidade tranqüila e no brutal.
É uma obra sutil explorando contradições inerentes a cada um dos lados da história que torna o livro uma novela tão forte. Alvas realidades americanas que convergem e que se chocam na noite de 15 de novembro de 1953, gerando ondas marcantes que produziram obras artísticas e jornalísticas no século XX.
O Filme tenta transpor de maneira mais literal possível os fatos relacionados ao crime apoiando-se no conteúdo do romance, na medida do possível, a produção consegue o suspense do texto, assim como reforçar habilitadamente os aspectos sombrios da trajetória de cada assassino, mas a tentativa de ser fiel de mais à história é também seu pecado, sem dúvidas o livro é magnífico com minuciosos relatos e acabou se tornando um dos maiores Best Sellers.
Cenas do filme "A Sangue Frio - Truman Capote: http://br.youtube.com/watch?v=CScT8SovvAI&feature=related

Nenhum comentário: