12 de novembro de 2008

Soluções para o trânsito em São Paulo


O trânsito na capital de São Paulo tem deixado os passageiros em estado de fúria e estresse, principalmente em relação ao transporte público, pois é extremamente difícil se locomover nas vias públicas para se chegar aos seus destinos. Esse sistema viário utilizado hoje em dia em São Paulo é um enorme problema, pois os moradores estão deixando de utilizar os transportes públicos para trabalharem de carros ou motos que acaba ocorrendo o aumento de veículos nas ruas causando um engarrafamento e quilômetros de lentidão todos os dias.
O crescimento da frota de veículos vem aumentando cerca de 6 milhões de carros, o que torna assustador para os moradores e se não for tomadas medidas para aliviar esse caos, em alguns anos a cidade estará pior do que já está.
O grande caos não acontece somente por causa do aumento facilitado das concessionárias para a compra desses veículos e sim a falta de planejamento e estrutura para a cidade suportar essa capacidade enorme de carros em tão pouco tempo. Pois devido a isso se tornou caótica a situação da população que vive indignada com a falta de qualidade no transporte público, que por sinal, o brasileiro paga caro por ela e não tem nenhuma vantagem.
O que mais gera problemas hoje em relação a atual situação do trânsito em São Paulo é a falta de investimento nos transportes público e uma das soluções para que essas pessoas tenham alternativa no transporte é a construção de novos corredores de ônibus, colocando veículos novos com ar condicionado e assentos para todos irem sentados, mesmo que haja um pequeno aumento na tarifa os passageiros preferem o conforto e a qualidade.
Outra possibilidade viável para melhorar a fluidez do trânsito é o investimento em tecnologia de equipamentos para a CET (Companhia Engenheira de Tráfego) monitorar essas vias e o aumento de marronzinhos para orientar os condutores e pedestres no trânsito, pois com a sua presença acaba inibindo os infratores que param em filas duplas, avança faróis vermelhos e entram em corredores exclusivos para ônibus, assim podem fiscalizar melhor o trânsito e aplicar as multas.
Sendo assim a melhor maneira para acabar com essas deficiências é preciso um alto investimento nos transportes coletivos juntamente com a CET, pois sem um novo planejamento e uma nova gestão do Sistema de Trânsito, os passageiros continuaram revoltados por terem que passar por esse transtorno de se verem como “sardinhas em latas” todos os dias. Pois sem mudanças não existem melhorias e só tomando medidas inovadoras todos terão direito a um transporte digno, seguro e confortável, onde possam fazer seus trajetos sem precisar acordar algumas horas mais cedo desperdiçando o seu tempo e energia.
Para a compreensão maior desses fatos entrevistamos um passageiro e um condutor para sabermos a opinião de cada sobre as medidas para melhorar o trânsito da cidade.
Entrevistamos a Patrícia Amaral, Consultora de Vendas, e perguntamos o que ela acha da atual situação do trânsito em SP, ela diz “O transito de SP está cada vez mais complicado, acho que hoje em dia não há somente alguns locais que tenham transito, está geral, pois por onde você anda está tudo parado, não há mais condições de se andar tranqüilamente por SP, e a cada dia que passa está ficando pior”.
Ela fala sobre as suas reclamações no trânsito: “A minha maior reclamação é a lotação nos ônibus, o transito caótico, a situação precária de algumas conduções e principalmente do nosso governo que ao invés de tomar alguma atitude pra ajudar a população ficam sentados em seus gabinetes prometendo e iludindo o povo que vão fazer e vão construir para conseguirem votos nas eleições e não fazem absolutamente nada”.
Patrícia, como é o seu trajeto para o serviço: “Eu moro em uma travessa da Rodovia Anchieta, pra eu chegar até meu local de trabalho preciso pegar três conduções de ônibus e metro, primeiro preciso pegar o ônibus até o terminal Sacomã onde demora em média 30min, fora que ele nunca vem vazio e nunca consigo pegar o primeiro que passa, depois chegando ao terminal pego minha segunda condução que é o terminal Santa Cruz que passa no metro Alto do Ipiranga, onde demora em média 45min, depois descendo no metro pego sentido Vila Madalena que é a ultima estação do metro que demora em media quando não esta chovendo 35 a 40min, a única vantagem do metro é que vou sentada, pois pego ele de ponta a ponta são 12 estações se não tiver enganada, depois descendo na estação Vila Madalena pego a minha terceira condução o ônibus Pery Alto que demora muito pra chegar e leva uns 25min até chegar próximo da empresa onde trabalho, por fim além deste meu longo trajeto rezo todos os dias para que não chova, pois além de ser transito em dias normais quando chove para tudo principalmente o metro que fica parado quase 5min em cada estação”.
Patrícia, você acredita em nova gestão para o transporte público: “Eu acho um pouco difícil uma nova gestão para o transporte publico, mas quero tentar acreditar que um dia talvez daqui alguns anos que eu não precise mais de ônibus, isso possa mudar e claro pra muito melhor”.
Qual seria a principal solução para curto prazo: “Acho que poderiam colocar mais transportes nas ruas, assim diminuiria o volume de pessoas dentro dos ônibus, pois é lastimável um ônibus que tenha mais ou menos 50 lugares colocarem 80, imagina é um sufoco, acho que esta seria uma das soluções que poderiam ser feitas em curto prazo, colocarem mais terminais e mais estações de metro, acho que isso seria primordial”.
Entrevistamos também o Felipe Fortunato, Design, que sai com seu carro do bairro Itaquera para a zona sul. Perguntamos ao Felipe Fortunato se é mais vantajoso ir de carro do que de ônibus: “ O estresse que enfrento de ônibus é horrível, pois quando chego no trabalho já me sinto cansado e extasiado, por isso é preferível eu ir de carro, mesmo com o trânsito, mas com o carro tenho o conforto que o ônibus não nós proporciona”.
Novas medidas estão sendo tomadas para as melhorias do engarrafamento no trânsito. O que você acha das propostas que incluem proibir estacionamento em avenidas e ruas de grande movimentação, ou por onde passam ônibus, e também questões de comportamento para usar o transporte público e deixar os carros na garagem? “Não se pode diminuir o espaço dedicado aos carros até mesmo porque não se tem um transporte público de qualidade em SP. Se tivesse um transporte coletivo descente, a opção concerteza seria optar pelo menor custo, mas hoje em dia o menor custo pra mim é o transporte particular, pois economizo tempo e acima de tudo tenho um maior conforto. Na minha opinião só haverá melhoras quando essas determinadas mudanças saírem do papel”.
A complexidade dos problemas relativos ao Sistema de Trânsito, em geral tornou-se um caso de calamidade e a população está exigindo soluções inovadoras e enérgicas, compatíveis com as reclamações da população, exigindo qualidade no trânsito e que seja constituídas metas prioritárias a serem atingidas com a máxima urgência, para que assim todos tenham um transporte digno sem exaustão.

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