13 de novembro de 2008

O papel das universidades

O papel da universidade é formar profissionais com excelente qualificação, de modo que possa atingir as metas do mercado de trabalho e as expectativas das pessoas com um diploma universitário. Mas os alunos não são orientados a dar soluções dos problemas que possam aparecer nas empresas, e na sua própria vida particular, de forma crítica que possa transformar a informação para solucionar esse problema e adquirir conhecimento e experiência.
Frente a esses problemas, não há expansão no ensino superior, se o mercado de trabalho não está observando os profissionais egressos. Hoje as empresas motivadas pela globalização estão buscando em busca de jovens que tenham valores sociais, psicológicos e culturais como: atitudes, cultura geral, trabalhos em equipe, empatia e curiosidade intelectual.
Ainda existe um pequeno espaço para trabalhadores manuais, mas será por curto prazo, pois as novas máquinas de produção do sistema capitalista e globalizado exigem capacidades de transferir conhecimentos de uma área para outra. Devido a isso, as empresas estão em busca de funcionários criativos, flexíveis e capazes de se adaptarem rapidamente as mudanças.
Sabemos que uma faculdade de primeira faz falta no currículo e uma diferença em nossas vidas, por isso os universitários se esforçam cada vez mais para provar a si mesmo que vale a pena. Eles batalham e tornam-se curiosos por necessidades e criativos pela obrigação de compensar a ausência de um grande nome no diploma de formatura.
O maior papel da sociedade é a transformação social, porque a visão da sociedade em relação à formação de alunos é meramente mais uma conclusão de cursos e diplomas guardados na gaveta. Mas cabe a cada um mostrar que não é só isso, é o aprofundamento e a extensão de novas mudanças.
Acredite se quiser, nós somos a sociedade e a criamos com a nossa participação.

Nenhum comentário: