20 de novembro de 2008

Um mundo nem tanto admirável




Texto Crítico com base no livro “Admirável Mundo Novo” e no filme “A Ilha”.




Existe um progresso muito grande em relação ao mundo tecnológico, pois em cada século há uma seqüência avançada de descobertas conquistadas pelo homem. Esses progressos são ótimos, mas o perigo é deixar essa valorização afetar nossa dimensão. A ciência só pode ser viavelmente ética desde que não interfira na integridade física, moral ou psicológica do ser humano.
É difícil estabelecer um limite para o desenvolvimento humano, porque é provável que no futuro a tecnologia faça com que o mundo seja governado por máquinas criando regras pré-estabelecidas e com isso a destruição da sociedade será inevitável e o homem perdera sua liberdade de escolha, privando-se de seus desejos e aspirações, deixando de ser dono da sua própria vida, sendo controlado por essas tecnologias que ele mesmo desenvolveu.
Podemos citar como exemplo o livro Admirável Mundo Novo onde há uma clonagem em massa de milhares de crianças perfeitamente iguais, e no filme A Ilha que ocorre a perda de indivíduos para o coletivo, determinando fatores genéticos e o condicionamento de órgãos. Mas com relação aos avanços de hoje temos a clonagem feita em animais e a utilização de células-tronco retiradas da medula óssea para salvar vidas.
O mundo está em constante mudança e a cada dia os cientistas trazem a alusão de uma sociedade cega e manipulada, onde seus fundadores priorizam a criação de novos experimentos que são controlados pelos donos do poder. Fazendo com que as crenças e instituições percam suas características de permanência. Segundo o filosofo francês Émile Durhkeim “o mundo encontra-se em estado de ANOMIA e para compreender esses fatos sociais é preciso ter neutralidade”.

Nenhum comentário: