26 de fevereiro de 2009

LEI SECA DO BRASIL FOI DESTAQUE EM EVENTO SOBRE SEGURANÇA VIÁRIA NA ESPANHA

No dia 23 e 24 de Fevereiro ocorreu o Primeiro Encontro de Segurança Viária para Ibero-América e Caribe - Protegendo Vidas em Madri, na Espanha, evento realizado pela Fundação MAPFRE e pela Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB), com diversos líderes mundiais, autoridades governamentais e entidades de trânsito.
Esse foro foi para discutir diversos aspectos sobre a segurança viária incluindo a prevenção de lesões por acidentes de tráfico que ocorrem principalmente da América Latina e Europa, mas destacando o mundo todo.
Nesses dois dias de debates foram colocados em pautas às propagandas com os dois medalhistas olímpicos, Usain Bolt e Marianne Walker, considerados os ‘mais rápidos do mundo’ e a Lei Seca no Brasil como índices de diminuição de mortalidade em acidentes de trânsitos.
O diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres da Silva foi representar o Brasil e falou sobre a grande mudança que a Lei Seca causou a sociedade e a redução de 11,5% de mortos em acidentes de trânsito em relação ao ano de 2007.
Segundo Maria Teresa Fernández, a primeira vice-presidente do governo da Espanha, “mortos em acidentes de trânsito na Ibero-América e Caribe em um ano superam as vítimas civis de cinco anos do conflito no Iraque”.
Pesquisas realizadas pela Fundação MAPFRE mostram que são mortos 120 mil pessoas por ano nas vias da Ibero-América e Caribe e atingem principalmente os jovens. A previsão para 2020 será duplicar o número de mortos se atitudes não forem tomadas o quanto antes, hoje chega a 1.220.000 mortos e 50 milhões de feridos pelo mundo.
A MAPFRE foi inaugurada em 1975 é uma entidade sem fins lucrativos que atua em 44 paises com diversos projetas e fundações privadas, ela promove e financia diversas atividades de interesse geral que atua com foco na cidadania, na educação e no desenvolvimento econômico sustentável, já formou mais de três milhões de crianças e 95 mil professores nos programas de educação para o trânsito entre muitos outros projetos realizados no Brasil desde 2004.
O próximo encontro da Cúpula Ibero-Americana será realizado este novembro em Portugal, onde as conclusões serão direcionadas aos Chefes de Estado e de Governo para a convergência da Conferência Mundial de Segurança Viária que se celebra em Moscou para obter as melhores soluções e resultados.

Para saber de todos os projetos realizados pela Fundação Mapfre e participar basta acessar http://www.fundacaomapre.com.br/.

Nenhum comentário: