26 de fevereiro de 2009

A PREVENÇÃO É A BASE DE UMA SAÚDE MELHOR




No Brasil o câncer de mama vem crescendo muito e causando grandes índices de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos. Na maioria das vezes essa doença é descoberta num nível muito avançado o que dificulta muito no tratamento e diminui as chances de vida das pacientes.
Segundo orientações do Consenso para o Controle do Câncer de Mama (INCA), a principal estratégia para controle do câncer de mama é a detecção precoce e as seguintes ações são recomendadas para o rastreamento do câncer de mama em mulheres assintomáticas.
Veja abaixo algumas dicas:
ü Exame Clínico das Mamas e Mamografia anual, a partir dos 35 anos, para as mulheres pertencentes a grupos populacionais com risco elevado de desenvolver câncer de mama. São consideradas mulheres de risco elevado aquelas com um ou mais parentes de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) com câncer de mama antes dos 50 anos; um ou mais parentes de primeiro grau com câncer de mama bilateral ou câncer de ovário; história familiar de câncer de mama masculina; lesão mamária proliferativa com atipia comprovada em biópsia;
ü As mulheres submetidas ao rastreamento devem ter garantido o acesso aos exames de diagnóstico, ao tratamento e ao acompanhamento das alterações encontradas.
ü O auto-exame das mamas não deve substituir o exame clínico realizado por profissional de saúde treinado para essa atividade. Entretanto, o exame das mamas pela própria mulher ajuda no conhecimento do corpo e deve estar contemplado nas ações de educação para a saúde.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos o Ministério da Saúde e todos os 26 Estados brasileiros, oferecem serviços de prevenção e detecção precoce em estágios iniciais da doença, assim como tratamento e reabilitação em todo o território nacional. Você também pode obter mais informações no Instituto Nacional do Câncer http://www.inca.gov.br/ ou http://www.fundacaodocancer.org.br/ .
O Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama também fornece a mamografia digital gratuitamente para mulheres de baixa renda com necessidades específicas, emergenciais e para as que tenham a solicitação médica por escrito. basta entrar no site http://cancerdemama.com.br/ .

Não deixe de fazer uma visita ao seu médico isso é muito importante. Procure o quanto antes os serviços oferecidos pelo Ministério da Saúde. Exames mamográficos também se encontram na rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).Precisamos detectar o câncer de mama precoce agilizando o processo de diagnósticos e com isso prevenir um tratamento cirúrgico menos agressivo e tratamentos complementares menos evasivos para aumentar a qualidade de vida das mulheres acometidas pelo câncer de mama, podendo chegar à cura. Incentive a participação diária desta campanha!

Nenhum comentário: