10 de fevereiro de 2009

Alerta: Responsabilidade Sócio – Ambiental


Responsabilidade Social significa respeitar os cumprimentos dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral, na qual contribui para modificar hábitos e costumes do local de impacto.

Podemos distinguir a responsabilidade social corporativa que cria ações para projetos sociais no qual beneficia a comunidade e também as empresa atuando na melhoria de vida para todos. E também a Responsabilidade Social Empresarial que trabalha com questões éticas ligada a empresas interessadas em mostrar a sua importância com os impactos negativos no meio ambiente e sendo transparente com seus colaboradores como clientes, fornecedores, a população ao redor e com o governo.
Com essas responsabilidades sócio-ambientais temos o objetivo de tornar a sociedade mais limpa e assim colaborar com inclusão social na qual beneficiara as comunidades e os próprios funcionários afetados por essas empresas. Além de ajudar a sociedade em diversos aspectos a empresa ainda ganha uma imagem institucional respeitada por todos como socialmente corretas.
O Brasil tem crescido bastante com empresas de gestão socialmente responsável. Essa prática ajuda no equilíbrio da competitividade, na divulgação dos negócios e também influência muito na lucratividade dessas empresas tornando as conscientes e repassando seus valores para os colaboradores empresariais, tendo cada vez mais credibilidade e qualidade nos produtos produzidos e oferecidos ao mercado e sendo reconhecidos pela sociedade.
Uma pesquisa realizada pela Market Analysis, empresa de pesquisa de mercado em estudos nacionais atuante em países da América Latina com 10 anos de experiência destacou as dez melhores empresas e corporações em Responsabilidade Social atuantes no Brasil. Entre elas a Petrobrás está em primeiro lugar no ranking como “empresa modelo” e as demais seguidas pela Nestlé, Coca-Cola, Rede Globo, Unilever, Natura, Vale do Rio Doce, AmBev, Bom Preço e Azaléia.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social lançaram um livro “Responsabilidade Social Empresarial para Micro e Pequenas Empresas – Passo a Passo” onde orientam e incentivam empresas no desenvolvimento social. E um dos assuntos tratados por essa publicação e dividido em sete temas: Valores e Transparência, Público Interno, Meio Ambiente, Fornecedores, Consumidores e Clientes, Comunidade, Governo e Sociedade. Esse material e outros relacionados serão disponibilizados gratuitamente no site do Instituto Ethos (http://www.ethos.org.br/) e no site do Sebrae (http://www.sebrae.com.br/).

Nenhum comentário: