6 de maio de 2009

Brasil não sofre pânico contra a Gripe Suína



Para entendermos melhor essa epidemia de gripe A H1N1, mais conhecida como a “Gripe Suína”. Essa doença é um vírus que se manifestava apenas em porcos. Mas agora esse vírus ganhou força e sua mutação começou a afetar os humanos. Esse tipo de contaminação ocorre quando os humanos lidam diretamente com porcos, mas há indícios de que essa nova versão de vírus está passando de pessoa para pessoa, o que torna ainda maior o risco e o mundo sofre o perigo de uma pandemia. Muitos estão deixando de comer a carne de porco e até produtores estão matando esses bichos, mas comê-la não causa a doença, pois quando for bem cozido elimina o vírus com o calor.
O principal foco da doença surgiu no México e no EUA, A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta preocupação principalmente em detectar 60 mortes no México que poderia está relacionada com a doença. Hoje passa de 1500 os casos da gripe suína e a OMS afirma uma “emergência em termos de saúde pública e o mundo fica em estado de alerta.
O Brasil acompanha de perto a crise da América do Norte e o Ministério da Saúde aciona o Gabinete Permanente de Emergência, pois já são 25 pessoas com suspeitas e outros 36 casos em 19 estados que estão sendo monitorados no Brasil. Já são 21 paises que registram esse caso, o México pais mais afetado tem 29 mortes e 1 nos EUA.
A Organização Mundial da Saúde está enviando um antiviral chamado Tamiflu para 72 países, suficiente para tratar 2,4 milhões de pacientes infectados pela nova gripe A H1N1, esses medicamentos foram doados pelo laboratório Roche há vários anos caso ocorresse uma possível crise de gripe e agora será enviado a todos os países decorrentes do vírus.
O secretário da vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna, afirmou essa semana numa audiência pública na Câmara dos Deputados, que o Brasil não sofre pânicos com os possíveis casos de contaminação pela nova gripe e que alguns laboratórios como o Instituto Butantã e o Fiocruz estão pesquisando a vacina no caso de disseminação da doença e a estimativa da OMS é de seis meses.


SINTOMAS: febre, letargia, tosse, falta de apetite, coriza, garganta seca, náusea, vômito e diarréia. Até o momento não há nenhuma vacina eficaz para humanos contra esse vírus e nenhum medicamento deve ser tomado sem a prescrição médica.
PREVENÇÕES: Lavar as mãos periodicamente com álcool e usar as máscaras que tenha a certificação N95 ou a PFF2 concedida pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), cobrindo a boca e o nariz que são canais de contágio do vírus. Essas máscaras obstruem a partícula do vírus em ate 95% contra a gripe, não tem validade e só precisa ser trocada apenas quando houver danos como rasgo ou umidade.

Nenhum comentário: