25 de maio de 2009

4º Jornalirismo Debate: Jornalismo Literário


O “4º Jornalirismo Debate: Jornalismo Literário”, ocorre nesse dia 26 de maio, próxima terça-feira, será realizado no Senac Lapa Faustolo, em São Paulo. O auditório do Senac Lapa Faustolo fica localizado na rua Faustolo, 1347, Lapa, zona oeste de São Paulo. O “4º Jornalirismo Debate” acontece das 19h às 22h30.

Uma realização do Jornalirismo e do Senac São Paulo, o “4º Jornalirismo Debate: Jornalismo Literário” vai discutir, com a participação livre do público, a necessidade de um jornalismo capaz de apreender o cotidiano em sua complexidade e retratá-lo com narrativas questionadoras, analíticas e surpreendentes, aproximando-se da literatura.

Reunirá alguns dos principais profissionais da comunicação e cultura brasileiras:

ELIANE BRUM, repórter especial da revista Época, vencedora dos principais prêmios do jornalismo brasileiro, como o Esso e o Vladimir Herzog, e autora dos livros Coluna Prestes: O Avesso da Lenda, em que refaz a trajetória da coluna liderada por Luís Carlos Prestes; A Vida que Ninguém Vê, coletânea de reportagens publicadas no jornal Zero Hora, com personagens “comuns” das ruas principalmente de Porto Alegre; e O Olho da Rua – Uma repórter em busca da literatura da vida real, reunião de dez grandes reportagens publicadas na Época, entre elas, sobre parteiras da Amazônia e a vida numa enfermaria de cuidados paliativos para doentes terminais.

PEDRO BIAL, repórter e apresentador da Rede Globo, escreveu o livro Crônicas de Repórter, sobre experiência de oito anos como correspondente internacional, quando teve a oportunidade de cobrir acontecimentos que marcaram o mundo, como a reunificação da Alemanha e as guerras da Bósnia e do Golfo. Dirigiu Outras Estórias, longa-metragem de ficção baseado em contos do livro Primeiras Estórias, do escritor Guimarães Rosa. Também comandou “Espaço Aberto”, programa de tevê do canal a cabo GloboNews, com personalidades da literatura. É também autor de Roberto Marinho, a biografia oficial do todo-poderoso jornalista, criador das Organizações Globo.

DANIEL PIZA, editor-executivo e colunista de cultura do jornal O Estado de S.Paulo. Entre outros livros, é autor da biografia do escritor Machado de Assis, Machado de Assis – Um Gênio Brasileiro; de Mistérios da Literatura – Poe, Machado, Conrad e Kafka, com uma análise crítica da obra desses escritores; de Jornalismo Cultural, em que analisa a produção cultural brasileira presente na imprensa; e Contemporâneo de Mim, coletânea de artigos da coluna “Sinopse”, inicialmente publicada na Gazeta Mercantil, em que foi editor do “Fim de Semana”, o caderno de cultura do jornal.

SERGIO VILAS BOAS, repórter e professor universitário, vinculado à ABJL, Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu Os Estrangeiros do Trem N, sobre a vida de imigrantes brasileiros nos Estados Unidos, que ganhou o prêmio Jabuti de melhor livro-reportagem de 1997. Também é autor de Biografias & Biógrafos e Perfis, em que analisa e ensina técnicas de redação de livros com narrativas da vida real, por meio da recuperação de memórias, tema de suas pesquisas acadêmicas. É editor do site TextoVivo, sobre prática e ensino de Jornalismo Literário.

ALLAN DA ROSA, poeta e dramaturgo, organizador do selo Edições Toró (Movimento de Literatura Periférica e Comunicação Independente, veja site aqui), que vem publicando, de modo artesanal e inovador, livros de autores dos becos e vielas da periferia de São Paulo. Integra a Cooperifa, Cooperativa Cultural da Periferia, e o grupo de Capoeira Angola Irmãos Guerreiros, em Taboão da Serra, Grande São Paulo. Também é historiador e educador em matriz afro-brasileira e autor dos livros Vão, coletânea de poemas; Da Cabula – Istória pa Tiatru, peça que retrata a vida de uma analfabeta que amava o cinema; e Zagaia, romance infanto-juvenil, em versos, sobre o menino Zagaia, que mora na periferia.

Entre os temas que o “4º Jornalirismo Debate: Jornalismo Literário” terá como ponto de partida, estão o olhar da compaixão e da subversão, o jornalismo como gênero literário de não-ficção e instrumento de questionamento e transformação do mundo, a capacidade (ou incapacidade) da narrativa jornalística de oferecer descobertas sobre a realidade que se arrisca a retratar.

O “4º Jornalirismo Debate” marca também o lançamento do curso livre de Jornalismo Literário do Senac São Paulo, a partir de 13 de julho.

A entrada é solidária: 1 quilo de alimento não-perecível.


As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 4828 4280 ou pelo e-mail jornalirismo@eventar.com.br


EVENTO:“4º Jornalirismo Debate: Jornalismo Literário”.


Participação: Eliane Brum, Pedro Bial, Daniel Piza, Sergio Vilas Boas e Allan da Rosa.
Data: 26 de maio, terça-feira, das 19h às 22h30.
Local: Senac Lapa Faustolo: rua Faustolo, 1347, Lapa, zona oeste de São Paulo.
Quanto: 1 quilo de alimento não-perecível.

Nenhum comentário: