28 de maio de 2009

O JORNALISMO COMO GÊNERO LITERÁRIO





Aconteceu nesta terça-feira (26/05) o “4º Jornalirismo Debate” com o tema Jornalismo Literário com a presença do repórter Pedro Bial e dos jornalistas e escritores Eliane Brum, Daniel Piza, Sergio Vilas Boas e o dramaturgo Allan da Rosa.
Os participantes debateram a necessidade do jornalismo ser capaz de apreender sobre o cotidiano em sua complexidade e retratá-lo com narrativas questionadoras, analíticas e surpreendentes, aproximando-se da literatura. E a possibilidade do jornalismo ser considerado independente hoje no Brasil.
Para a Eliane Brum, repórter especial da revista Época o jornalista tem que conquistar o seu espaço para ser independente dentro do meio em que se atua. Já Pedro Bial, repórter e apresentador da Rede Globo fala da “mediocritização” que na narrativa jornalística sobre a realidade que se arrisca a retratar nas informações.
Allan Da Rosa, poeta e dramaturgo defende a tese de que o mundo das informações tem que ter o seu próprio livre arbítrio na informação e não deixar os meios midiáticos falarem mais alto, Allan diz que os jovens de hoje ao invés de trabalhar com a realidade das coisas preferem atuar no mundo fantástico da mídia, citando “os jovens falam que querem ser artistas, mas não de bairro, periferia e sim atriz da Globo, ou sonham em ser um apresentador do telejornal da Globo”.



Daniel Piza, editor-executivo e colunista de cultura do jornal O Estado de S.Paulo aborda a produção cultural brasileira presente na imprensa hoje, onde afirma que é muito defasado esse meio cultural, pois muitos jornais e revistas cobrem oito páginas de famosos nos quais eles já têm a sua própria reprodução por serem famosos ao invés de ocuparem outras quatro páginas com conteúdo de cultura que realmente tenha conteúdo.











Pedro Bial, Allan da Rosa, Daniel Piza




Cíntia Moura, Pedro Bial

Nenhum comentário: