27 de novembro de 2009

Debate: 8ª Expo Brasil Desenvolvimento - Mídia e Desenvolvimwento


O Senac junto com o Portal Setor3 promove mais um de seus debates interessantes que nos traz sempre um conhecimento diferente.

O debate será como desenvolver reportagens sobre Desenvolvimento Sustentáve, Social e ambiental utilizando a produção de ferramentas interativas como a wb 2.0.


O evento é entrada gratuita. Confira





O Setor3 (http://www.setor3.com.br/), portal do Senac São Paulo especializado em Desenvolvimento Sustentável, e a Área de Desenvolvimento Social do Senac São Paulo realizam em 27 de novembro o “Mídia e Desenvolvimento em Debate”.
É um dia inteiro, das 10h às 19h30, de workshops gratuitos, abertos a todos os interessados em debater e saber mais sobre as relações entre a mídia e o desenvolvimento social.
Como desenvolver reportagens sobre desenvolvimento social e ambiental utilizando as novas ferramentas interativas de produção de conteúdo (web 2.0)? Como formar redes colaborativas para o debate de temais centrais da nossa época, como inclusão e sustentabilidade? Como estimular a cultura da convivência e de paz através dos jornais e da tevê? Que abordagens jornalísticas vão ajudar a construir a sociedade com que todos sonhamos, mais justa e solidária?
Estes e outros temas farão parte dos workshops do “Mídia e Desenvolvimento em Debate”, que acontecerão na Sala 3 do Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, durante a 8ª Expo Brasil Desenvolvimento Local, o maior encontro de profissionais e serviços destinados ao desenvolvimento local.
Conheça a programação completa do “Mídia e Desenvolvimento em Debate”:

Workshop 1, 10h-13h: Como podem ser feitas reportagens de desenvolvimento por meio do jornalismo colaborativo?
Palestrantes: André Deak, do Cultura Digital e da FLi Multimídia, e Paulo Fehlauer, do Coletivo Garapa de Jornalismo Multimídia. A abordagem livre e inovadora de temas sociais e ambientais.

Workshop 2, 14h30-16h: Como a comunicação pode ser pacífica e de que forma a mídia pode contribuir com esse movimento?
Palestrantes: Lia Diskin, da Associação Palas Athena, e Edvaldo Pereira Lima, da ABJL, Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Apresentação da cartilha Cultura de Paz – Redes de Convivência, do Senac São Paulo.

Workshop 3, 16h30-19h30: Metodologia e práticas de desenvolvimento local.
Palestrantes: Lourdes Alves de Souza e Cristina Prado, da Área de Desenvolvimento Social do Senac São Paulo. Apresentação de estratégias e práticas efetivas de redes sociais conectadas para o desenvolvimento local.

Todos os workshops preveem a participação ativa do público, com a realização de exercícios práticos.
Para participar do “Mídia e Desenvolvimento em Debate”, basta comparecer ao Anhembi, dia 27, e se inscrever na hora. O ingresso, tanto para os workshops quanto para a 8ª Expo Brasil Desenvolvimento Local, é gratuito.
O “Mídia e Desenvolvimento em Debate” tem organização e produção da equipe do Jornalirismo, estamos orgulhosos.
Saiba mais sobre os palestrantes do “Mídia e Desenvolvimento em Debate”:

Workshop 1
André Deak é jornalista formado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Foi editor executivo multimídia durante reformulação da Agência Brasil, até 2007. Conquistou, em 2008, o Prêmio Vladimir Herzog de jornalismo, categoria internet. Atualmente é coordenador do eixo de Comunicação Digital do Fórum da Cultura Digital Brasileira (veja site aqui) e diretor da FLi Multimídia (veja site aqui).
Paulo Fehlauer é jornalista formado pela ECA (Escola de Comunicação e Artes) da Universidade de São Paulo. Trabalhou como repórter fotográfico no jornal Folha de S.Paulo e é o fundador do Coletivo Garapa de Jornalismo Multimídia (veja site aqui). Paulo tem se dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de narrativas jornalísticas multimídias para a web.

Workshop 2
Lia Diskin é cofundadora da Associação Palas Athena (veja site aqui), dedicada à difusão da cultura de paz e convivência e coordenadora do Comitê Paulista para a Década de Paz, programa da UNESCO. É formada em jornalismo, com especialização em crítica literária pelo Instituto Superior de Periodismo José Hernandez, de Buenos Aires.
Edvaldo Pereira Lima é jornalista, professor e um dos fundadores da ABJL, Academia Brasileira de Jornalismo Literário (veja site aqui), dedicada ao ensino e difusão do jornalismo literário. É autor dos livros Páginas ampliadas: O livro-reportagem como extensão do jornalismo e da literatura (Manole Editora) e Escrita total: Escrevendo bem e vivendo com prazer, alma e propósito (Clube dos Autores).

Workshop 3
Lourdes Alves de Souza é psicóloga, pós-graduada em Gestão do Conhecimento e especialista em Desenvolvimento Local pelo Programa Delnet, do Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Compõe a equipe de Desenvolvimento Social do Senac São Paulo e representa a instituição no Conselho Parlamentar de Cultura de Paz e no Conselho da Fundação CASA.
Cristina Prado é agente de Desenvolvimento Local da Rede Social Águas de São Pedro, SP, para a implantação da metodologia de desenvolvimento local do Senac São Paulo na cidade. Representa o Senac São Paulo no COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Águas de São Pedro e integrante da OSCIP Águas para Todos e da Associação Art´s Trama de Artesãos de São Pedro e Região.
Participe do “Mídia e Desenvolvimento em Debate” e compartilhe suas ideias por uma nova mídia, por um novo mundo.

O quê: “Mídia e Desenvolvimento em Debate”. Quando: 27 de novembro, sexta-feira, das 10h às 19h30.Onde: Sala 3 do Palácio das Convenções do Anhembi: Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, SP. Dentro da Expo Brasil Desenvolvimento Local.Quanto: Grátis.
Realização: Senac São Paulo e Portal Setor3.
Organização e Produção: Jornalirismo.
O quê: 8ª Expo Brasil Desenvolvimento Local (veja site aqui)

Quando: De 25 a 27 de novembro.

Onde: Palácio das Convenções do Anhembi: Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, SP.

Quanto: Grátis.

Nenhum comentário: