9 de dezembro de 2009

Evolução das Tendências




A moda surgiu mesmo na Europa por fim do século XIX conhecida como Belle Époque (Bela Época, em Francês) período em que evidenciava a beleza, ostentação, penas, plissados, bordados, babados e ate lantejoulas e logo depois ingressou para o Brasil.
Com o passar das décadas a moda foi adquirindo varias mudanças até chegar à evolução dos dias atuais, pois com seus tecidos drapeados, com volumes e anáguas, as roupas acabam por representar cada época e suas mudanças sociais dentro de cada sociedade.
A busca pela beleza tornava se constante entre as damas e foram tomando formas arredondadas, com mais curvas e cinturas com cerca de 40 centímetros em forma de “S” com a ajuda dos espartilhos e se não se sentisse belas ainda retiravam as costelas flutuantes.
Com a descoberta de modelos brasileiras como Gisele Bündchen e Fernanda Tavares acabaram por atrair diversos olhares estrangeiros para a moda brasileira, criações de calendários de moda, evolução no setor têxtil e grande projeção para os estilistas brasileiros que se tornam mundialmente conhecidos dentro do ramo especializado. Assim o Brasil foi adquirindo seu próprio estilo de moda e profissionalismo sem ter que depender de modas estrangeiras e achar que os importados são melhores.
A cidade de São Paulo é vista hoje como uma capital latino-americana principalmente pelo grande evento São Paulo Fashion Week que ocorre duas vezes ao ano apresentando a entrada das coleções de verão e inverno, vista pela imprensa mundial especializada como a melhor cidade em estética e negócios realizados da moda no Brasil e na America Latina.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Confecção (ABIT), o Brasil é a segunda maior indústria, terceiro pais na produção de malhas e quarto produtor mundial no setor têxtil com 5 % do produto interno bruto (PIB) do país no ranking nacional.
Ouve-se falar cada vez mais em grandes estilistas do Brasil como a Gloria Coelho e o Alexandre Herchcovitch com parcerias em empresas para confeccionar suas criações. O projeto Amni Global Fashion mostra a criatividade de estilistas, matéria prima utilizada e tecnologia para valorizar cada vez mais esses profissionais e serem reconhecidos e valorizados na moda nacional e mundial.
Grandes revoluções aconteceram e a moda permanece firme e forte nos dias atuais e ainda transmite quem somos qual estilo pertencemos e nossos valores perante a sociedade. Basta olhar pra traz e ver as grandes mudanças que ocorreram nessa indumentária e as mulheres agradecem.
Claro que não podemos esquecer-nos dos homens, pois suas vestimentas também ficaram modernas, saíram dos paletós, calças sociais e colete para um ar mais descontraído como camiseta e um jeans básico, mas também não contentes e mais vaidosos hoje utilizam um visual mais espojado, ousam das cores e gostam do conforto que as roupas proporcionam e querem sempre estar dentro das novas tendências e estações. Como diz Giorgio Armani um dos estilistas da moda masculina mais consagrada dos últimos tempos. “`Elegância não significa ser notado, mas sim ser lembrado”.
A busca por sofisticação, conforto e beleza crescem em diversos campos, não só nas passarelas como também estão crescendo a procura pelos cursos de moda ou designer de moda como são mais conhecidos. E quem entra nessa área sabe que precisa estar extremamente ligado a cada movimento e tendências que vão surgindo, porque o mundo da moda muda constantemente com tantas tecnologias utilizadas hoje.
É preciso entender muito bem os conceitos de estilismo, projetos de indústria e identificar a moda produzida e seu estilo dentro de cada época e as questões econômicas que cada um se submete para utilizar.
Existem milhares de estilos e a moda esta ai justamente para se adequar e reinventar sobre cada um deles e transformar esse mundo em novidades, porque os gostos são diversos e acabam influenciando a personalidade que cada um veste. A globalização do mercado da moda visa a atender as exigências de varias faixas etária.
Uma das ultimas invenção da moda para 2010 criada pela França será utilizar uma maquina que cria roupas desenhadas em 3D, ela tira as medidas do corpo a cada milímetro e projetam os fechos do corpo e as pessoas saberão qual peça caberá perfeitamente no seu corpo.
Mas o ano mal terminou e já sabemos que a nova tendência para o ano que vem será as roupas transparentes e rendadas umas mais sensuais e outras sutis, isso devido à grande temporada mais quente do ano e para a moda masculina um diferencial audacioso que vem através de grandes decotes deixando o peito à mostra com formatos em “V”. O importante mesmo é aproveitar a temporada que será muito quente e virá em grande estilo.

Nenhum comentário: